quarta-feira, 15 de março de 2017

Mudanças no Museu de Paleontologia deixa insatisfeita população de Santana do Cariri

Peças em tamanho natural estão sendo trocadas

Mudanças que estão sendo feitas pela nova direção do Museu de Paleontologia naquele equipamento tem deixada insatisfeita a população do município de Santana do Cariri. É que segundo informações do professor e geólogo Francisco Matos, a direção do Museu de Paleontologia resolveu retirar todas as peças em tamanho natural de pterossauros e dinossauros que ilustram o interior do referido museu, bem como acabar com a lojinha de réplicas alimentada com o trabalho especializado de um próprio funcionário.
"As peças em tamanho originais de dinossauros e pterossauros que supostamente estão sendo retiradas do museu, ao longo dos anos, tem cumprido com maestria uma importante função pedagógica de ilustrar e facilitar a compreensão do complexo registro do período Cretáceo nos terrenos da nossa região, além de exercer um verdadeiro fascínio ao público leigo em geologia e/ou paleontologia, alimentando o imaginário, e que devido estas razões, têm garantido o intenso e permanente fluxo turístico no município.
Com essa decisão, classificada de, no mínimo, inconsequente pela maioria da sociedade santanense, também é avaliada como desastrosa para permanência do fluxo turístico na região e que irá certamente atingir os alunos da rede de ensino público da região que vêm nas réplicas o maior atrativo do museu, sem as quais, os fósseis, por si só, não serão capaz de estimular novas excursões", diz parte do texto do professor Francisco Matos, que também foi vereador em Santana do Cariri.
O professor vai mais além, segundo ele, o museu está sendo administrado por um professor mineiro da área de áudio visual, que pouco conhece Santana do Cariri. 
No município, a insatisfação é enorme pois, o museu foi criado por um santanense, o professor Plácido Cidade Nuvens, ex-reitor da Urca, que foi um visionário que não apenas sonhou, mas construiu de fato, um legado que elevou não só o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, mas a própria Universidade URCA ao reconhecimento internacional jamais imaginado.
A assessoria de imprensa informou ao blog que o professor Sérgio Vilaça assumiu a direção administrativa do museu recentemente e que ele tinha alguns projetos para o equipamento, Porém não soube precisar quais projetos seriam.
O blog também tentou entrar em contato com o professor Sérgio Vilaça, mas seu aparelho estava desligado, As ligações foram feiras entre 19h55 e 20h10 desta quarta-feira (15)
(Com informações do professor Maurício de Nassau de Matos Sobreira)

Últimas notícias