segunda-feira, 20 de março de 2017

Danilo Forte sai em defesa de reforma política mais participativa e afasta tese do voto em lista

Deputado Danilo Forte (PSB)

Diante do surgimento do debate sobre mudanças no processo eleitoral, o deputado federal Danilo Forte (PSB-CE) disse em entrevista a jornalistas que é a favor da reforma política. O parlamentar cearense posicionou-se contra a proposta do chamado voto em lista, em que os partidos políticos apresentam os nomes a serem referendados na eleição aos cargos em disputa. "É um perigo termos esse sistema, pois ele afasta ainda mais as pessoas do centro das decisões", explicou o socialista.
Em resposta Danilo Forte disse que o PSB está preocupado com a possível transformação das legendas em "cartórios eleitorais". "Corremos o risco de modificarmos a figura dos líderes partidários e torná-los coronéis, que indicam quem serão os próximos deputados, senadores e vereadores, retirando das pessoas o direito de escolherem quem elas querem lhes representando", aponta.
Segundo ele, o chamado distritão - em que são eleitos os mais bem votados – é mais justo e será melhor aceito pela população, independente da cor partidária. "Muitas vezes as pessoas não entendem porque aquele candidato que obteve amplo número de votos acaba não sendo declarado vencedor".
(Assessoria do deputado)

Últimas notícias