terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Governador responde perguntas de internautas no primeiro bate papo via Facebook


O governador Camilo Santana realizou, na tarde desta terça-feira (21), o primeiro contato direto, ao vivo, com internautas, via Facebook. O chefe do Executivo ressaltou que esse é um compromisso firmado por ele e que será realizado toda terça-feira, às 13h. "Não queria perder essa oportunidade de conversarmos, de batermos um papo, de responder perguntas, sugestões, críticas. Quero cumprir rigorosamente essa data", disse.
Antes de responder às perguntas, o governador falou sobre as ações realizadas, referindo-se à sua agenda recente. "Esses dias foram muitos intensos, estivemos no Cariri, inaugurando e visitando obras. Depois fomos para a região dos Inhamuns, onde inauguramos o Batalhão do Raio, em Tauá. Em breve, vamos inaugurar o Raio em Canindé. A meta é intensificar o policiamento nas cidades de médio e grande portes, Fortaleza e Região Metropolitana. Ontem estive em Guaiúba, onde tive o prazer de autorizar a construção do Polo Químico Industrial. Será pioneiro no Nordeste algo desse porte. O Estado vai investir em toda a estrutura e 27 empresas já assinaram protocolo, com o intuito de se instalarem nessa área, que vai gerar dois mil empregos diretos", disse.
A primeira pergunta foi de Diego Lima, que questionou sobre a convocação da terceira turma dos aprovados no concurso da Polícia Civil. "Chamei duas turmas no ano passado e pretendo chamar, até o final de março ou início de abril, a terceira turma. Lembrando que todas as ações que fizermos precisam ser feitas com muita responsabilidade para que comprometam a situação fiscal do Estado", frisou o governador.
Célio Júnior perguntou quando será instalado o Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) de Canindé. "Sábado implantamos em Tauá e, logo depois do Carnaval, em março, vamos levar para Canindé. Aqui mesmo pelo Facebook estarei anunciando a data exata", disse.
Rosa Diógenes perguntou quando será anunciado o concurso para agentes penitenciários. "Tudo o que posso dizer agora é que vão estudando pois, em breve, estaremos lançando o concurso. Estamos definindo o número de vagas, mas adianto que serão no mínimo mil", antecipou.
Wilder Caldas questionou sobre a possibilidade da instalação de uma usina de dessalinização do Pecém. "Desde que assumi o governo, tenho buscado essa alternativa. Estamos vivendo o pior período de seca e a dessalinização é uma grande saída para consumo humano. Visitei Dubai, o maior centro de água dessalinizada do mundo. O problema é que o custo é muito alto. Estamos lançando uma Parceria Público-Privada, que traria essa experiência, mas sairia por 1 dólar cada metro cúbico, mais de R$ 3. Já a água que viria da transposição do São Francisco custaria R$ 0,50", explicou o chefe do Executivo.
Evandir Florêncio perguntou se uma base do Ciopaer será instalada no Sertão Central. "Sim, uma das minhas decisões na segurança pública foi interiorizar as bases do Ciopaer. Antes, a nossa base só ficava em Fortaleza e demorava o tempo de deslocamento. Hoje, temos uma base no Cariri, uma em Sobral, estou comprando dois novos helicópteros e um deles vai ficar na base do Sertão Central, que ficará em Quixadá e vai ajudar muito as ações de segurança no Ceará", esclareceu.
Carlos Taffarel perguntou sobre o teleférico na localidade Vila do Caldas, em Barbalha. "Está em obras. O órgão licenciador fez alguns questionamentos. Finalmente conseguimos a isenção da área e espero estar em breve subindo lá o cruzeiro de Caldas. Em breve estarei em Barbalha autorizando a duplicação da estrada Barbalha-Missão Velha e aproveitarei para anunciar essa obra que é um sonho antigo e vai impulsionar o turismo da região", respondeu.
Kleiza Pessoa questionou sobre a aprovação da média salarial para Polícia e Bombeiros Militares. "Enviei o projeto de lei para a Assembleia Legislativa e deverá ser votado depois do Carnaval. É um compromisso que assumi e, mesmo com muitas dificuldades, quero esclarecer que foram pesquisadas todas as médias do Nordeste, atualizadas para 2016 e até o final do meu governo, todos os militares, ativos e inativos, ganharão a média do Nordeste", informou.
Manoel Lopes perguntou sobre o novo residencial do "Minha Casa, Minha Vida" no Crato. "Um já foi entregue no ano passado, tive oportunidade de entregar, beneficiando 500 famílias. Entreguei lá também o novo camelódromo, um grande centro comercial que vai atender aos comerciantes e às pessoas que usufruem desse mercado. Fui visitar o segundo empreendimento do 'Minha Casa, Minha Vida', a construtora prometeu que entregaria até o final de março. A Caixa colocou que uma das condições para fazer era a construção do acesso, que é responsabilidade da construtora. Vamos ficar na cola para que possamos entregar essas unidades, peço que fiscalizem as obras, pois as famílias estão esperando com muita ansiedade", disse.
Perto do fim da transmissão, Camilo Santana falou sobre alguns dos sonhos mais antigos do povo cearense, entre eles, a refinaria no Pecém. "Vamos trabalhar muito para trazer a refinaria. Estive na China, em Dubai, Amsterdam, em busca de investimentos. O ministro das Minas e Energia, Fernando Bezerra, afirmou que vai abrir um concessão para empresas estrangeiras explorarem petróleo no Brasil. Isso viabiliza a refinaria no terreno que era da Petrobras", disse.
"Entre nossos sonhos, um já é realidade que é a siderúrgica. O outro é o HUB da TAM, que não desistimos. Já conseguimos a ampliação do aeroporto, em março abriremos um leilão para a iniciativa privada. O terceiro, estaremos em Roterdã para firmar essa parceria do porto de lá com o porto do Pecém. A ideia é atrair novos investimentos para trazer mais desenvolvimentos para nossos jovens, o povo trabalhador do Ceará", concluiu.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias