segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Em Barbalha, primeira-dama do estado participa do 4ª Seminário Selo Ceart

Primeira-dama Onélia Leite Santana.

A primeira-dama do Estado, Onélia Leite Santana, participou neste domingo (21), em Barbalha, da realização do 4º Seminário Selo Ceart (Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e do Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses), promovido pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) através da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), com a presença de artesãos e representantes de entidades artesanais. 
O Selo Ceart é uma certificação voluntária que tem como objetivos estimular a melhoria dos processos produtivos, elevar o padrão de qualidade e a busca pela excelência dos produtos. É mais um serviço prestado aos artesãos cearenses para aumentar a competitividade dos produtos artesanais e ainda o reconhecimento das obras de arte popular, a partir da observação dos requisitos que garantam autenticidade, especialmente sua identidade cultural e excelência. Fortaleza, Juazeiro de Norte e Sobral já receberam o seminário.
Além do seminário, serão promovidos capacitações nas comunidades. "Serão realizados dois cursos nas comunidades: de croché e bordado à mão", citou a primeira-dama. Na Água Fria será curso de crochê e no Sítio Coité bordado à mão ainda neste mês de agosto em setembro. Ela ainda ressaltou que o governador Camilo Santana garantiu esse ano a participação os artesãos cearenses em duas feiras nacionais e duas estaduais.
Segundo o presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Coité, Macena e Monte Castelo, Francisco Antônio Bernardo, mais conhecido por Novo, destaca que as capacitações realizadas com os artesãos contribuem para geração de renda. "Ainda incentiva o artesão a manter a tipologia bem tradicional que ainda é na época dos nossos avós, de fazer bolsa, tapete da palha da fibra de bananeira, entre outros que a gente pode produzir", pontuou.
A artesã Rita Maria de Oliveira ressaltou que é muito importante para a comunidade receber capacitação. "É um prazer que a gente tem e ter lembrado desse cantinho escondido. Para mim é uma grande felicidade. Eu quero aprender mais", disse.
(Governo do Ceará)

Últimas notícias