terça-feira, 21 de junho de 2016

Camilo defende união entre estados para fortalecer políticas de desenvolvimento


O governador Camilo Santana participou nesta terça-feira (21), na sede do Banco do Nordeste, do fórum "Nordeste 2030 - Desafios e Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável", promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No encontro, governadores de todos os estados do Nordeste debateram ações sistemáticas para a implantação de políticas públicas a partir de uma visão de longo prazo, competitividade e produtividade da região.
O chefe do Executivo cearense destacou a importância da união entre os estados para o fortalecimento da região. "Quero parabenizar ao TCU por essa iniciativa de diálogo, para discutirmos os rumos da região Nordeste. Há uma disparidade muito grande entre população e PIB, se comparado com outras regiões. O Nordeste representa cerca de 28% da população do país, mas o PIB não é nem a metade desse percentual. Isso é um grande desafio, em meio a uma crise política sem precedentes, uma crise hídrica. Nós temos talvez o maior fórum de governadores do Brasil, já foram realizados vários encontros, para criarmos ações para fortalecer a região, pois sozinhos não vamos conseguir", disse.
O vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro, também reforçou a necessidade de um fórum para a definição de uma agenda de medidas estratégicas com o objetivo de produzir um relatório trazendo um panorama dos principais desafios a serem superados em cada estado. "É uma honra estar aqui em Fortaleza para um diálogo público. Para mim, como nordestino, é motivo de orgulho compartilhar com as mais altas autoridades do Nordeste o tema sustentabilidade, principalmente no contexto atual, em que cabe a nós a humildade para debates. Desde 2013, centenas de relatórios sistêmicos foram elaborados pelo TCU, com assuntos entre saúde, educação, cultura, tecnologia, entre outros. Importante agradecer também a parceria com os Tribunais de Contas dos estados. O TCU está à disposições para discutir as ações para o Nordeste", disse.
O presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Marcos Costa Holanda, elogiou a iniciativa do TCU de promover esse tipo de diálogo em busca de avanços. "Uma das coisas importantes do desenvolvimento econômico é o avanço que aconteceu baseado nos casos principais, que é em função do capital, do trabalho e da tecnologia. Mas isso não é suficiente. Surgiu uma quarta variável que tem tudo a ver com esse evento, que é ter instituições sólidas. O BNB fica muito satisfeito em ver uma instituição como o TCU fazendo esse esforço para contribuir de maneira efetiva para a sociedade", disse.
O evento contou com a presença dos governadores dos outros oito estados do Nordeste: Rui Costa dos Santos (Bahia), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Jackson Barreto (Sergipe), Renan Calheiros Filho (Alagoas), Ricardo Coutinho (Paraíba), Robinson Faria (Rio Grande do Norte) e Flávio Dino (Maranhão); além dos ministros do TCU José Múcio Monteiro, Augusto Nardes, Benjamin Zymler e o ministro substituto Marcos Bemquerer; do secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho; do secretário do Planejamento, Hugo Figueirêdo; de representantes do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan) e Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
(Governo do Estado)

Últimas notícias