quinta-feira, 23 de junho de 2016

Barbalha vai ganhar instalações próprias do PAA


O município de Barbalha receberá na próxima semana o novo prédio do (Programa de Aquisição de Alimentos de Barbalha (PAA). O município barbalhense será um dos poucos do Estado onde o Programa terá sua sede própria.
O prédio estar em fase de conclusão e estar localizado em um terreno próximo a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, (antigo CSU) na Vila Santo Antônio.
As novas instalações oferecerá aos agricultores mais espaço e comodidade, beneficiando-os com a distribuição dos alimentos da Agricultura Familiar, beneficiando também, os representantes das entidades beneficiadas com o Programa.
O prédio fará com que funcionários e agricultores, tenham espaço suficiente de trabalho e, os alimentos, tenham cada vez mais um padrão de qualidade e higienização, além de oferecer capacidade para armazenar os produtos da Agricultura Familiar.
O PAA é coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), sendo uma das ações do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Barbalha, que promove o acesso dos alimentos a população em situação de insegurança alimentar promovendo a inclusão social e econômica no campo; por meio do fortalecimento da Agricultura Familiar. Esse programa foi criado no governo da presidenta Dilma Rousseff.
O PAA desde que foi lançado em 2009 em Barbalha, é referência para o Estado em decorrência da organização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário do município.
Setenta e oito agricultores da Agricultura Familiar e entidades filantrópicas são beneficiados pelo programa, que além de beneficiar o agricultor, ele também estimula a produção agrícola, aumenta à renda dos pequenos produtores, mantém a regularidade na comercialização e ainda distribui gratuitamente, alimentos frescos e nutritivos para entidades filantrópicas e as crianças da Educação Infantil do município.
O Em 2009, o programa tinha apenas 12 agricultores cadastrados, hoje, já são mais de 78 agricultores da Agricultura Familiar que, vendem seus produtos totalizando R$ 507.000,000 (quinhentos e sete mil reais) para a Agricultura Familiar em Barbalha, além das 8 entidades filantrópicas beneficiadas semanalmente além das crianças de 6 creches da Educação Infantil do município.
(Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias