sexta-feira, 20 de maio de 2016

Justiça manda soltar Mira Sampaio, mas mantém preso vereador Zé de Amélia

O casal é acusado de vários crimes em Juazeiro do Norte.

Depois de seis meses presa, a ex-vereadora Mirantércia Sampaio está em liberdade. A decisão foi do juiz da 2ª Vara Criminal de Juazeiro do Norte, Péricles Vitor Galvão, que concedeu alvará de soltura de Mira, após ela ser ouvida nesta quinta-feira (19), no Fórum Juvêncio Santana. Por não oferecer risco ao andamento do processo, o juiz determinou a liberdade da ex-vereadora.
Mira Sampaio é acusada, juntamente com seu marido, o vereador afastado Zé de Amélia Júnior de desvio milionário de recursos da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, durante os anos que presidiu o legislativo municipal entre os anos de 2007 a 2012.
Zé de Amélia Júnior continua preso e Mira Sampaio vai aguardar julgamento em liberdade. O casal é acusado ainda, segundo o Ministério Público de fraude contra o sistema financeiro, falsificação de documentos, apropriação indébita e formação de quadrilha. Mesmo afastado e preso, Zé Amélia continua vereador, pois até hoje a maioria dos vereadores da câmara municipal acredita que não há motivo para cassação. Já para outros, esses parlamentares temem retaliação ou vingança do vereador afastado.
Desde a terça-feira (17), que a Justiça vem ouvindo depoimento de Zé de Amélia. Acompanhado de três advogados, o vereador afastado tem se mantido em silêncio. Agora o juiz Péricles Vitor Galvão dará prosseguimento as oitivas convocando os servidores da câmara que teriam sido beneficiados com o esquema montado por Zé de Amélia no empréstimo milionário envolvendo instituições bancárias e os funcionários do legislativo.
Ainda não há prazo para conclusão do processo e, consequentemente o julgamento de Zé de Amélia e Mira Sampaio.
O casal foi preso no dia 29 de novembro, após mais de um ano considerado foragido. Por cautela, os dois permaneceram presos em Fortaleza até abril passado. No início de maio, Zé de Amélia foi transferido para Penitenciária Regional Agroindustrial do Cariri (PIRC), onde se encontra.

Últimas notícias