sábado, 28 de maio de 2016

Governo do Estado reabre Fábrica Escola de Barbalha

Autoridades prestigiaram a reabertura da Fábrica Escola. (Fotos: Flávio Pinto). 

O Governo do Estado, através do Instituto Agropolos, reabriu a unidade de Fábrica Escola de Barbalha, que estava desativada há quase uma década. A reabertura da fábrica era um sonho antigo do governador Camilo Santana, desde que era secretário das Cidades, no governo Cid Gomes. A unidade será gerenciada pela coordenação do Instituto Agropolos Cariri com a supervisão da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
"A fábrica vai resgatar a tradição de trazer o agricultor e o produtor rural para cá. Aqui eles terão espaço e condições de produzir e vender seus produtos", disse o prefeito de Barbalha Zé Leite, que participou da solenidade ao lado da vice-prefeita Betilde Correia e Fernando Santana, liderança política da região e que representou o governador Camilo Santana no evento..
Prefeito Zé Leite falou sobre a importância da fábrica para Barbalha

Na reconstrução da Fábrica Escola, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 60 mil na recuperação de equipamentos e nas instalações do local. Na fábrica serão produzidos os diversos derivados da cana-de-açúcar, entre outros produtos a cachaça, o açúcar, a rapadura, sequilho, bolos e artesanato. No local, foi instalada uma bodega que estará aberta diariamente para atrair compradores e visitantes. "O objetivo é dar condições de trabalho para os agricultores e que eles possam ter aqui um lugar permanente para expor e vender seus produtos", disse o diretor-presidente do Agropolos, Max Quitino.
Autoridades participaram do corte da fita que marcou a reabertura da fábrica.
Estiveram ainda presente na solenidade o secretário-adjunto da SDA Felipe Pinheiro, o prefeito de Missão Velha, Tardinni Pinheiro, os vereadores Flávio Cruz, Daniel Cordeiro, Dorivan Amaro, Vevé, o coordenadora regional da Agroplos no Cariri, Romão França e coordenador do Instituto Paulo Freire, no Cariri, Sílvio Pinto.

Últimas notícias