sábado, 23 de janeiro de 2016

Governador lança Programa Hora de Plantar no Cariri

Camilo comandou a entrega das sementes. (Fotos: Flávio Pinto)

O governador Camilo Santana lançou neste sábado (23), em Barbalha, na Região do Cariri, o Programa Hora de Plantar. O programa visa beneficiar mais de 132 mil agricultores cearenses que irão receber através dos escritórios da Ematerce e das secretarias municipais as sementes para iniciar o plantio em todo o estado. Durante a solenidade, o governador fez a entrega simbólica de mudas e sementes para agricultores familiares da região.
O Programa Hora de Plantar foi criado para atender os pequenos agricultores familiares com sementes e mudas de elevado potencial genético. Serão beneficiados os agricultores de base familiar do Estado, o projeto tem contribuído para o aumento da produção e produtividade e para a melhoria das condições de vida do homem do campo, proporcionando aumento de renda e segurança alimentar.
A solenidade foi prestigiada por políticos da região.

"Esse é um programa que muito carinho. Não só por sido secretário da pasta por quatro anos, mas tenho a satisfação de hoje dar continuidade a um projeto que começou com meu pai (Eudoro Santana), em 1987. O nome era Arrancada da Produção. É um programa totalmente subsidiado e se não tiver chuva, o agricultor não paga nada. De lá prá, esse programa vem se aperfeiçoando e garantido a produção do homem do campo em todo nossa Ceará", disse o governador Camilo Santana aos 600 agricultores de vários municípios da região presentes no evento.
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira agradeceu o apoio com as prefeituras e os sindicatos de trabalhadores rurais. "Sem essa parceria, o programa não teria êxito. Hoje a Ematerce as secretarias de agricultura dos municípios já dispõem das sementes e mudas para distribuição. Mesmo com a garantia de que o inverno possa se manter abaixo da média, chegou a hora do agricultor plantar. E vamos torcer que os prognósticos deem errado e que o homem do campo tenha muita água para plantar com segurança", afirmou Dedé Teixeira.
Prefeito Samuel Freite, de Assaré e a vice-prefeita de Barbalha, Betilde Correia.

Para a agricultora Cícera Campos de Caririaçu, o programa é hoje a principal referência para o plantio. "Esperamos todos os anos que o governo distribua as sementes. Assim temos a certeza de que está na hora. No passado perdiámos muitas sementes, pois nos apressávamos  no plantio e aí o milho não crescia", disse Cícera Campos, que foi beneficiado com uma saca de 50kg de milho.
Prefeitos Luiz Celestina (Penaforte) e Antônio Filho, de Antonia do Norte.

Outro agricultor beneficiado pelo Programa Hora de Plantar foi Cícero Cláudio Sales, no município de Penaforte. "A importância do programa é que caso não tenha inverno, o governo não cobra nada. Mas se Deus quiser teremos um bom inverno e uma ótima safra", disse.
Ainda no lançamento do programa, o governador Camilo Santana fez a entrega de uma picape Strada para o Projeto Rapadura Cultural, que trabalha e divulga a literatura do homem do campo no Cariri.

Últimas notícias