terça-feira, 18 de agosto de 2015

Maus-tratos a animais - CPI da Câmara dos Deputados inicia atividades

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga maus-tratos contra animais iniciou atividades, com foco em apurações sobre controle de zoonoses, tráfico de fauna e animais em espetáculos. O deputado federal Chico Lopes (PCdoB), único parlamentar cearense a integrar a CPI, solicitou a inclusão do abandono de animais de grande porte entre os temas a serem investigados pela CPI.
A CPI iniciou atividades aprovando seu plano de trabalho. De acordo com o roteiro, a Comissão investigará a situação dos centros de controle de zoonoses, doenças transmitidas por animais, o tráfico de animais silvestres e a situação dos bichos em espetáculos.
Chico Lopes solicitou que o abandono de animais de grande porte também seja tema de investigação na CPI. O parlamentar se refere a uma realidade comum nas regiões Norte e Nordeste, com o abandono de jumentos nas rodovias, após serem substituídos por motos. A prática tem gerado muitos atropelamentos. "Temos conseguido conscientizar o nosso governo, mas sabemos que ainda há muito o que se fazer”, destaca.
O relatório final da CPI deverá ser entregue no dia 4 de dezembro.
(Assessoria do deputado)

Últimas notícias