quinta-feira, 19 de março de 2015

O Dia Mundial da Água e as zonas especiais ambientais do Crato

Amadeu de Freitas é vereador no Crato. (Foto: Flavio Pinto)


Neste domingo comemora-se o Dia Mundial da Água. Preocupado a situação da Zona Especial Ambiental no Crato, o vereador Amadeu de Freitas enviou o seguinte artigo para esse blog:

"No dia 22 de março, comemora-se o dia mundial da água, data criada pela ONU – Organização das Nações Unidas com a finalidade de discutir a realidade da disponibilidade de água potável no planeta.
Calcula-se que apenas 0,008% da água existente na terra é apropriada para o consumo humano, mesmo assim parte das fontes de água potável vem sendo poluída ou contaminada pela própria ação do homem. Pelo ritmo da ação predatória das sociedades atuais, a escassez de água é um problema que deverá ocupar a agenda de todas as nações imediatamente.
Cuidar bem da natureza para que ela continue oferecendo água de boa qualidade e em quantidade suficiente para toda população da terra é uma atribuição dos governos, das empresas e de toda sociedade. Esse bem natural, a água, é da responsabilidade de todos nós.
Defender a água, porém, não pode ser uma ação que se restringe ao dia ou à semana dedicada à reflexão do tema. Há que ser uma atitude de vida e permanente. Há que se ter a visão holística do desenvolvimento para não permitir o desmatamento irregular, o uso do agrotóxico, a queima sem controle do roçado e o aterramento dos cursos d’água para exploração imobiliária.
Por isso, quando o Poder Público faz campanha para ensinar às pessoas a importância de economizar água, de não poluir as fontes e rios, de dá o destino adequado ao lixo, de plantar árvores, ele também precisa usar as ferramentas legais de que dispõe em favor da preservação dos ambientes naturais que contribuem para recarga dos aquíferos da nossa região.
Exemplo desses ambientes naturais são as Zonas Especiais Ambientais criadas por lei do Município do Crato, que têm por finalidade preservar as áreas alagadas pelos rios que cruzam nossa cidade, as matas ciliares urbanas e as encostas de morros. Além de servir como áreas amortizadoras da força das enchentes, as Zonas Especiais Ambientais asseguram a reprodução de espécies animais e vegetais, a infiltração das águas das chuvas e a renovação do oxigênio do espaço urbano.
Pela Lei Municipal Nº 2.590/2009 que dispõe sobre o parcelamento, uso e ocupação do solo urbano do Crato, as Zonas Especiais Ambientais são destinadas à criação de parques ecológicos, sendo proibida a construção de edificações e seu uso é restrito a atividades não degradantes como agricultura, esportes e turismo.
Contrariando os princípios e diretrizes da política de desenvolvimento urbano instituídos pela citada lei e pela lei do Plano Diretor do Crato, o Governo Municipal promoveu recentemente a transformação da Zona Especial Ambiental -- Parque do Rio Saco e Lobo em Zona Residencial. Esse lamentável episódio coloca em suspeição o verdadeiro compromisso da atual gestão do município do Crato com o meio ambiente, com a água e com o lema “Quem Ama o Crato Cuida”.
Amadeu de Freitas – é Vereador pelo Partido dos Trabalhadores – PT em Crato

Últimas notícias