quinta-feira, 19 de março de 2015

Articulação entre coletivos possibilita Mostra Nacional de Vídeos sobre Intervenções e Performances


Trabalho colaborativo entre coletivos de artes do Brasil realizará no período de 08 a 11 de abril a terceira edição da Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances Mostra IP. A Mostra esse ano será realizada em 27 cidades de 14 estados brasileiros.
A Mostra IP nasceu em 2012, na cidade do Crato-CE, a  partir da iniciativa do Coletivo Camaradas. As edições anteriores foram realizadas em cidades circunvizinhas.
A proposta da Mostra é possibilitar que  os artistas e os coletivos  criem redes, intercâmbios e parcerias para novos trabalhos.  Em cada cidade,  os coletivos que irão sediar o evento estão articulando com professores, alunos, pesquisadores , artistas e outros grupos.  Umas características da Mostra da IP é ser realizada em Escolas de Ensino Médio, universidades e Praças como forma de atingir o grande público que não está dentro do circuito oficial das artes.            
Para o idealizador da Mostra, o artista/educador Alexandre Lucas,  a ação favorece a democratização do acesso a linguagem da arte contemporânea. Ele destaca que a colaboração entre os coletivos foi fundamental para potencializar o evento em 14 estados brasileiros. Lucas frisa, que a Mostra foi realizada apenas com capital social dos grupos de artistas.
A Mostra IP deve reunir aproximadamente cerca de 100 coletivos, entre os grupos que irão exibir vídeos, sediarem o evento e  parceiros de cada cidade.
A Mostra  é uma realização do Coletivo Camaradas e tem a co-realização do Laboratório de Estudos, Vivências e Experimentos em Arte Contemporânea – LEVE Arte Contemporânea, Programa de Interferência Ambiental – PIA e o Centro Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes – CUCA da UNE.  
Saiba quais são as cidades cearenses e os realizadores em cada lugar do país:  
Iguatu  -  Cia Ortaet
Fortaleza - Coletivo Descabelo
Juazeiro do Norte - Cine Arte Clube
Barbalha - Movimento ZooM
Farias Brito - Associação Cultural Curumins do Sertão
Crato – Coletivo Camaradas
As inscrições para o envio de vídeo estão abertas até o dia 20 deste mês. O formulário de inscrição está no blog www.mostraip.blogspot.com.br
(Coletivo Camaradas)

Últimas notícias