sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Crônica de Renato Casimiro: "Boa Tarde para Você, Jair Rodrigues Melo


Vivendo uma nova realidade, por diversas mudanças que a vida me impõe na atualidade, eu tenho o conforto diário, talvez por vaidade, não duvido, de me fazer conquistador de novas amizades.
Noutro dia eu me preocupei em olhar para dentro de mim mesmo, se seria possível, para tentar reconhecer nisto algo que me anime por novos amigos, seja nas relações de trabalho, nos laços familiares ou na vida social, através de relacionamentos afetivos.
A primeira indagação que enfrentei vinha na direção de uma tentativa para esclarecer o que é um novo amigo, e como o vemos, ao olhar para esta conquista?
Por oportuno, me lembrei de ter lido recentemente a expressão segundo a qual “Cada novo amigo é também, uma nova possibilidade que se abre para que se possa tornar-se um ser humano menos imperfeito”.
Essas divagações, faço a você meu caro Jair, como algo que se abriga ao encontro de um profissional, psicólogo graduado em academia, como você, e que vive o labor diário entre clínica, docência e a gestão desta emissora.
Encontro-o aqui, amigo novo, na função qualificada de Diretor Executivo desta Rádio Educativa Salesiana Pe. Cícero, também como radialista e apresentador de programas diários, diante de uma competência polimorfa que o torna versado em assuntos que nem ouso ensaiar considerandos.
Não creia que quero aluga-lo a este instante do nosso relacionamento ainda tão incipiente, mas me permita que possa louvá-lo, à luz destas primeiras e firmes impressões que, muito antes de mim, outros mais já se apressaram, avalizando a sua bem sucedida trajetória profissional.
Recai sobre si, o quanto disto desconfio, uma expectativa de tornar ainda muito maior esta bem concebida figura jurídica de direito privado sem fins lucrativos, com a finalidade de veicular matéria de cunho educacional, cultural, científico, artístico e religioso, contribuindo para formação e evolução do ser humano.
Bem se vê, Jair, a enorme responsabilidade de ser este executivo que trata de um veículo, em atenção à sua ampla sustentabilidade, e diante de uma missão que se manifesta no evangelizar, no educar, no informar e no difundir conteúdos que ajudem no desenvolvimento humano e cultural deste Cariri, cumprindo uma responsabilidade de meio de comunicação social comprometido com o individuo e a sociedade.
No dia de hoje, toda esta sua equipe está feliz por abraça-lo, ao festejar o dia do seu aniversário, porque nos cabe nesta hora a manifestação sincera dos afetos, da estima e
do respeito que dedicamos a quem nos lidera e cujos predicados nos servem de horizonte para esta realização solidária.
O rádio brasileiro, se me permite a consideração, parece estar vivendo em nossos dias algo de primazia e que o coloca como veículo de insuperável desempenho para firmar influência, credibilidade e versatilidade, tal a sua dispersão e aceitação na casa brasileira.
Mas, você Jair, sabe muito bem que isto pode se tornar uma grande ilusão se a retaguarda de um veículo como este não se consolida por uma carta de princípios que apontem claramente para uma visão de mundo, para o respeito a valores inegociáveis, e para um foco que não se dispersa pela caminhada.
Sabemos o quanto de si está no empenho continuado de todas estas gestões para que tenhamos presente a imagem segura de uma radiodifusão que promova o nosso aperfeiçoamento.
É exatamente sob este signo que, na oportunidade em que o cumprimentamos e fazemos votos por sua felicidade pessoal, nos conservamos diligentes e esforçados para executar este serviço de radiodifusão, como parte integrante da missão Salesiana, e na sintonia fina do que nos cabe como custo e benefício, quando influímos e somos influenciados pelo meio que desejamos transformar.
Parabéns, Jair! Desejamos-lhe felicidade neste dia e em todos os outros de sua vida que esperamos seja longa.
(Crônica lida durante o Jornal da Tarde, da FM Padre Cícero, Juazeiro do Norte, em 22.01.2015)

Últimas notícias