sexta-feira, 28 de novembro de 2014

IX Encontro Mestres do Mundo prossegue nesta sexta-feira no Crato

A Secretaria de Cultura Crato abriu na noite desta quinta-feira (27), o IX Encontro Mestres do Mundo realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura do município, e que acontece no período de 27 a 29 de dezembro.
 Com o tema “Caminhos, Afetos e Saberes”, o encontro volta a acontecer, pelo segundo ano consecutivo, em Crato, reunindo Mestres da Cultura, do Ceará e do Brasil, onde o Cariri recebe os Tesouros Vivos da Cultura, reconhecidos pelo Governo do Estado, além de convidados vindos da Bahia, Alagoas e São Paulo.
A abertura aconteceu no Centro de Expansão com a Mesa de Prosa, “Mestres – cuidando de si e do outro: Saberes e repasse e meio ambiente”, com os facilitadores Mestre Aldenir (Crato-CE), Mestre Bule Bule (Cantador –BA), Dane de Jade (Secretaria de Cultura), Lourdes Macedo (Prof. Drª IFCE-CCF), Simone Castro (Prof. Drª IFCE-CCF) e Elisa Gunther (Gestora Cultural).
 Nesta sexta-feira (28), as atividades recomeçam às 9h, no Centro de Expansão, com a primeira Roda de Mestres, sobre os saberes e artes ligados ao corpo (mediação de Lairton Guedes), mãos (Maria Castro), sons (Wagner Pereira), oralidade (Simone Castro), sagrado (Oswald Barroso). Trata-se de um momento em que mestres de diferentes origens e grupos compartilham experiências e vivências, debatendo semelhanças e particularidades que os caracterizam.
 A partir das 14h acontece a segunda Mesa de Prosa, com o tema “Caminhos que se cruzam: mestres, saberes e políticas públicas”. Os facilitadores serão José Olímpio (filósofo e especialista em educação, também mestre de Capoeira), Gyl Giffoni (professor do IFCE e Mestre em Memória Social pela UNIRIO) e Otávio Menezes, coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, da Secult, além de Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. A mediadora será a professora Simone Castro, com Eliza Gunther como relatora.
 Uma atração especial na sexta-feira será a terreirada no município de Nova Olinda, na casa-oficina de Mestre Espedito Seleiro, artesão internacionalmente aclamado pela destreza e pela assinatura própria na feitura de centenas de tipos de objetos produzidos a partir do couro. Mestre Espedito receberá os participantes do Mestres do Mundo para uma "brincadeira" das 18h às 21h.

A segunda noite do Encontro também terá, a partir das 20h, no Largo da RFFSA, apresentações do Pastoril da Mestra Maria do Carmo, do Reisado de Caretas (ambos do Ceará), do Grupo de Fandango de Pontal de Maceió do Mestre Pancho (de Alagoas) e do grupo cearense Cacimba de Aluá, com seu espetáculo de mergulho no universo da cultura tradicional popular, com destaque para a música nordestina.
(Com informações da Assessoria de Imprensa)

Últimas notícias