sexta-feira, 25 de julho de 2014

Rede elétrica quebra e põe em risco a vida de moradores no bairro Socorro

O fio passou horas na calçada. (Foto: Roberto Bulhões)

Por muito pouco uma tragédia não foi registrada na tarde desta quinta-feira, no bairro do Socorro, em Juazeiro do Norte, quando a fiação elétrica da Companhia Energética do Ceará (COELCE), se partiu após um curto circuito. O caso acontece bem no cruzamento das ruas das Dores e Padre Pedro Ribeiro, impossibilitando os moradores de acesso as residências, uma vez que os fios estavam estendidos nas calçadas e, em algumas casas, pendurados nos portões. Toda vizinhança ficou apavorada e as pessoas gritavam para ninguém sair de casa antes da chegada da COELCE que demorou 45 minutos, após ser acionada.
Diante de algumas ocorrências com fios partidos e energizados, o que é bastante comum em todas as partes, inclusive com registro de mortes, a saída imediata foi orientar as pessoas que passavam no grito. Os moradores que ouviram o barulho quando a fiação se partiu, passaram a controlar a situação, até a chegada dos técnicos da empresa de energia. Os fios partidos eram uma ameaça em todo quarteirão e a preocupação de quem conseguiu sair à rua era de que ninguém chegasse perto da fiação. Com a chegada de uma equipe da COELCE a situação ficou mais calma e a energia no bairro restabelecida duas horas após o ocorrido.
BUROCRACIA
Mesmo se tratando de um caso emergencial, onde vidas poderiam ser ceifadas, a burocracia da empresa de energia cearense está acima de qualquer coisa. No comunicado via telefone ao setor da COELCE, em Fortaleza, um completo interrogatório é feito até o registro da ocorrência, mesmo se tratando de fios partidos colocando em risco a vida humana. O atendimento inicial é eletrônico, como sempre os canais estão ocupados e uma musica chata antecede o atendimento de um telefonista. Se a pessoa insiste muito, a ligação é derrubada sem o menor escrúpulo. Por sinal o fato irresponsável no atendimento da COELCE foi documentando ontem pelo programa ROTA da TV Verde Vale.
A rede elétrica do bairro Socorro, onde a fiação se partiu ontem, tem mais de 30 anos de instalada e, vez por outra entra em curto. Em alguns cruzamentos a fiação está presa com peças de plástico, que evita o contato dos fios, quando venta acima do normal. Segundo os funcionários da empresa contratada pela COELCE para atender a ocorrência de ontem, no momento que os fios se partiram a rede ficou sem energia. Mesmo assim eles elogiaram a ação dos moradores do bairro que evitaram que alguém tocasse nos fios, uma vez que a energia não tem cor nem cheiro. Energizada ou não, sou com equipamentos adequados e luvas especiais, se deve tocar em fios caídos nas ruas.
(Colaborou Roberto Bulhões)

Últimas notícias