segunda-feira, 23 de junho de 2014

Teatro José de Alencar e Museu do Ceará recebem visitantes estrangeiros neste período de Copa

Mexicanos, alemães, uruguaios, norte-americanos, australianos, belgas, entre turistas de outras nacionalidades, têm reservado um tempo na agenda de visita a Fortaleza para conhecer importantes equipamentos culturais da capital cearense. Desde o início da Copa do Mundo de futebol, no último dia 12 de junho, o Museu do Ceará, o Theatro José de Alencar e o Sobrado José Lourenço, equipamentos da Secretaria da Cultura do Governo do Estado que oferecem visitas guiadas em inglês, têm verificado aumento no número de visitantes provenientes de outros países e de outros estados brasileiros. O Museu e o Theatro seguem abertos ao público normalmente, durante o Mundial, e contam com guias capacitados a receber, em inglês, os estrangeiros que desejarem saber mais sobre a cultura e a arte do nosso Estado.
No Museu do Ceará, o aumento nas visitas de estrangeiros chegou a 50%, após o início da Copa. Já o número de visitantes provenientes de outros estados brasileiros aumentou 40%. Os dados são do coordenador do núcleo, Roberto Sabino, que destaca o grande interesse por parte dos turistas e o diferencial das visitas guiadas realizadas em inglês – e também em espanhol, atendendo aos turistas mexicanos, que por enquanto são maioria entre os que visitam o Museu do Ceará neste período de Copa do Mundo.
“A presença de guias bilíngues e a realização das visitas guiadas em inglês têm sido fundamentais nesses últimos dias, em que o Museu do Ceará está recebendo um grande número de visitantes estrangeiros, que se interessam em conhecer a história do nosso Estado, contada por meio do acervo do Museu”, ressalta Roberto Sabino. “Geralmente eles vêm ao Museu do Ceará ou no dia anterior ao da partida de futebol do seu país, ou um dia depois do jogo. Os visitantes são muito atenciosos, concentrados nas informações que os educadores passam e bastante interessados em conhecer todo o acervo do Museu”.
Para a diretora do Museu, a historiadora Carla Vieira, a formação bilíngue dos educadores é um diferencial importante. “O turista que visita um Museu quer interagir com a cultura do que está sendo visualizado, e por meio do diálogo essa interação se dá de forma mais plena”.
O Museu do Ceará, que fica na Rua São Paulo, 51, Centro, pode ser visitado de terça-feira a sábado, sempre das 9h às 17h. Educadores bilíngues estão presentes em todo o horário de funcionamento do Museu. A entrada é franca.
(Secult)

Últimas notícias