sexta-feira, 27 de junho de 2014

Copa e Cultura; "Raio do Futebol" será lançado nesta sexta

Do entrosamento entre dois craques, um dos gramados, outro do campo das artes visuais, nasce uma jogada de mestre. O resultado dessa jogada é o lançamento do livro “O Raio do Futebol”, de Sérgio Rêdes e Ségio Pinheiro, projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado, que traz 48 ilustrações, acompanhadas de haikais, retratando de forma lírica e ao mesmo tempo lúdica o universo futebolístico, com todas as suas tiradas geniais.
A obra será lançada nesta sexta-feira, 27/6, às 19 horas, no Estoril, saudando a boemia da Praia de Iracema, da qual compartilharam seus autores, e brindando o momento em que o Brasil acrescenta ao verde e amarelo as várias cores dos visitantes que vieram participar da Copa do Mundo. O lançamento contará com show musical coletivo, com cantores e compositores da cena musical cearense, como Rodger Rogério, Humberto Pinho e Chico Pio.
Parceria entre Sérgio Rêdes, ex-jogador de futebol que atuou por grandes equipes do Ceará e da região Sudeste, atual cronista esportivo, e Sérgio Pinheiro, um dos artistas visuais mais respeitados do Ceará, “O Raio do Futebol” chama atenção pela proposta de conjugar o tema do futebol à poesia e às artes visuais. “Esse projeto, que une futebol e arte com haikais do Sérgio Rêdes e desenhos feitos pelo Sérgio Pinheiro, presta um verdadeiro tributo ao futebol com a narrativa de mitos que transcendem as quatro linhas e encantam e ensinam a todos nós”, destaca o secretário da Cultura, Paulo Mamede, um dos prefaciadores da obra.
“O lançamento deste trabalho, na noite desta sexta-feira, no Estoril, é uma forma de os amantes do futebol terem mais um motivo para se encantar com a Copa e a riqueza cultural do nosso Ceará”, afirma Sérgio Pinheiro.
A união dos versos de Rêdes e dos traços de Pinheiro começou a ser desenhada há mais de 40 anos, a partir de um quadro do próprio Serjão, como é conhecido Sérgio Pinheiro. Sérgio Rêdes, o Serginho, conta que ficou encantado com o quadro “O Raio do Futebol”, durante uma exposição do colega, e logo decidiu adquiri-lo. “A partir desse momento iniciamos uma grande amizade, com a generosidade do Serjão de volta e meia me presentear com azulejos contendo ilustrações de futebol”, relembra Rêdes.
Dessas primeiras gentilezas até a concepção do projeto “O Raio do Futebol”, em 2013, foram horas de bate-papo para encontrar a linguagem correta que unisse o talento dos dois apaixonados pelo esporte que representa muito da identidade do povo brasileiro. “Queríamos trabalhar com algo minimalista, que trouxesse essa representação numa perspectiva de arte-objeto, e assim chegamos ao consenso de trabalhar com poesia e ilustração”, explica Rêdes.
(Secult)

Últimas notícias