quarta-feira, 25 de junho de 2014

Concluída primeira fase do Fórum Governança Colaborativa

O último encontro do projeto de Governança Colaborativa conduzido pela Secretaria do Planejamento em parceria com a Vice-Governadoria do Estado do Ceará, aconteceu nesta quarta-feira, 25, com a participação dos 15 municípios que compõem a região Metropolitana de Fortaleza.
O encerramento deste primeiro momento dos Fóruns, foi marcado pelo grande número de representantes não só dos municípios que compõem a Macrorregião, que são Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itaitinga, Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Guaiúba, São Gonçalo do Amarante, bem como líderes comunitárias e presidentes de associações, que vêem na iniciativa do Governo do Ceará, uma boa oportunidade de ter conhecimento sobre as diversas ações que ajudaram a construir.
A prestação de contas do Governo, foi apresentada pelo assessor de Projetos Especiais da Vice-Governadoria, Francisco Caminha, representando o vice-governador Domingos Filho que fez uma explanação detalhada dos investimentos e ações em cada um destes municípios. Também mostrou as ações de Governo que beneficiam não só a população da região, mas também que interferem na vida de todos, de forma indireta, entre elas, o Porto do Pecém, Centro de Eventos, responsáveis por inúmeros empregos diretos e indiretos, bem como as obras de infra-estrutura, as escolas profissionalizantes, o Metrô, os hospitais regionais e o Cinturão das Águas.
Em seguida, o secretário Eduardo Diogo, titular da Seplag reafirmou a orientação do governador Cid Gomes de promover o aprimoramentos dos instrumentos de planejamento do Estado, no caso a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA). Nesse contexto, Eduardo Diogo salientou dois instrumentos lançados pela Seplag: a LOA Cidadã e o Programa Acesso Cidadão. Nesse último encontram-se cadastrados 2.693 serviços disponibilizados para a sociedade, onde o cidadão poderá consultar a melhor forma de acessá-los e o nível de qualidade que o Estado presta esse serviço.
A conclusão desta primeira fase do projeto Governança Colaborativa, contou com a presença dos prefeitos de Maranguape, Átila; Piquet Carneiro, Expedito Nascimento; Waston, Itapiúna, do ex-prefeito Odilon Aguiar, de Tauá; deputados estaduais Paulo Facó, Neto Nunes, Lucilvio Girão, secretaria da Copa, Patrícia Macedo, vereadores de vários municípios do Ceará e de Fortaleza.

Últimas notícias