segunda-feira, 28 de abril de 2014

Jericoacoara vai sediar IV Festival de Cinema

Pela quarta vez, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar em uma das praias mais belas de todo o mundo. Quando o mês de maio chegar, com o Brasil em crescente destaque pela proximidade da Copa do Mundo, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital realizará a sua quarta edição. Sempre fiel à proposta original, de oferecer um novo olhar sobre o cinema brasileiro, um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada tanto em conteúdo quanto em forma, por meio da tecnologia digital.
O IV Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontecerá de 5 a 11 de maio e contará, na Mostra Competitiva de Curtas, com a exibição de 30 filmes, de realizadores de 14 estados, selecionados entre mais de 260 inscritos. Participam do festival filmes de até 15 minutos, sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental.
O festival também prestará homenagem a "Deus e o Diabo na Terra do Sol", nos 50 anos do grande clássico de Glauber Rocha, e aos 40 anos de "A Noite do Espantalho", filme do cineasta Sérgio Ricardo.
"A homenagem a esses filmes é uma forma de chamar atenção para momentos importantes e diferentes, na história do cinema brasileiro. 'Deus e o Diabo' foi lançado pouco antes do golpe militar que tomou o País em 1964 e que iria durar longos 21 anos. Já 'A Noite do Espantalho' saiu durante um dos períodos de maior arbítrio e fortalecimento do regime autoritário, em pleno governo Médici", destaca o cineasta Francis Vale, diretor do Festival de Jericoacoara - Cinema Digital.