sábado, 22 de fevereiro de 2014

TCM indica que Juazeiro do Norte e Crato atingiram zona de alerta

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará publicou o relatório de acompanhamento gerencial dos 184 municípios cearenses, baseado no SIM (Sistema de Informações Municipais) que mostra o comprometimento das despesas com folha de pessoal em relação à receita corrente líquida em todo o ano de 2013.
Com medidas consideradas arrojadas, o prefeito Raimundo Macedo ((PMDB) conseguiu recolocar o município dentro do limite que preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54% para o Poder Executivo de toda sua arrecadação para ser gasto com o funcionalismo municipal. Hoje Juazeiro gasta 52,85%. Em setembro esse percentual havia ultrapassado a casa dos 54%. Raimundão terceirizou serviços, cortou gastos com pessoal e retirou de 10 a 30% do vencimento do servidor nomeado.
Crato, o prefeito Raimundo Gomes de Mattos não precisou fazer cortes, mas pela primeira vez, o índice ultrapassou a casa dos 50% da arrecadação. Hoje está , assim como Juazeiro na na zona de alerta, com 51,06% comprometido.
Segundo o TCM, a situação de alguns municípios é preocupante. O raio x da gastança em 2013 deixa apenas 32 municípios dentro do limite que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (linha verde);  97 estão na zona de alerta (linha amarela) e 55 municípios estão gastando mais do que podem (linha vermelha).
Confira os gastos.
Fonte: TCM


Últimas notícias