segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Juazeiro do Norte recebe primeiro painel com especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), realiza a primeira série de painéis com especialistas do Projeto Setores Portadores de Futuro para o Ceará no interior cearense, entre os dias 19 e 25 de fevereiro. Juazeiro do Norte, no Cariri, recebe o primeiro painel, no próximo dia 19 de fevereiro, do meio-dia às 18 horas, no IU-á Hotel, localizado no bairro Lagoa Seca. Depois de Juazeiro do Norte, serão realizados painéis em Iguatu, no próximo dia 21 de fevereiro, no Diocesano Hotel, e em Russas, no dia 25 de fevereiro, no Crede-10. Em março, uma segunda série de painéis será realizada em Quixadá, Sobral, São Gonçalo do Amarante e Fortaleza, entre os dias 18 e 27 daquele mês.
O Projeto Portadores do Futuro quer enxergar a perspectiva da indústria cearense em dez anos, identificando as atividades econômicas antenadas às tendências tecnológicas mundiais, de modo a contribuir com o desenvolvimento econômico do Ceará.  O estado é primeiro do Nordeste, terceiro do país, a aplicar a metodologia do Projeto Setores Portadores de Futuro desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
Esse exercício de prospecção sobre o futuro tem por objetivo priorizar os setores industriais cearenses que contribuirão para o desenvolvimento do estado, considerando as sete mesorregiões: Sul, Centro-Sul, Sertões,  Jaguaribe, Norte e Região Metropolitana de Fortaleza.   Nesse exercício, será possível projetar a posição dos setores industriais em relação às tendências tecnológicas, econômicas e industriais internacionais, num horizonte de dez anos.
A metodologia de trabalho compreende  ainda a realização de estudos sobre a economia e a indústria e também sobre tendências tecnológicas, sociais e industriais internacionais. Referidos estudos estão prontos e servirão de subsídio para a realização de painéis regionais compostos por formadores de opinião de cada região. Por região, estão sendo convidados 40 especialistas. Eles vão responder um questionário on-line, via tablets, para que listem os setores econômicos mais relevantes em cada região.  O uso do tablet vai reduzir o tempo de sistematização dos dados de 1h30 para 15 minutos.
Esses encontros com especialistas vão formar uma base de conhecimento juntamente com a carta de tendências tecnológicas. Assim, será possível identificar setores e tendências tecnológicas que poderão se tornar alvo de estratégias e ações antecipadas para  cada região, por meio de rotas estratégicas, com objetivo de situar o estado em posição competitiva de destaque, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com maior igualdade regional.
 (FIEC).

Últimas notícias