sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Abandono e escuridão na Praça do Socorro

Bulhões denuncia a escuridão e o abandono da praça do Socorro
Um dos locais mais importantes na cidade de Juazeiro do Norte, justo onde está sepultado o Padre Cícero Romão Batista, virou um ponto de consumo de drogas, bebedeira e assaltos. O local, segundo os moradores das redondeza, está completamente abandonado e a escuridão predomina. Desde o início das obras do chamado “Roteiro da Fé”, a praça do Socorro tem sido alvo de constantes reclamações. Diante do impasse entre a Secretaria das Cidades e a Prefeitura de Juazeiro que assegura ainda não ter recebido a obra, ninguém sabe a quem reclamar. A igreja, por sua vez, diz apenas que só tem responsabilidade com a Capela de Nossa Senhora do Perpetuo do Socorro.
Justo no ano em que se comemora o 80º aniversário de morte do Padre Cícero, a praça do Socorro não teve suas obras concluídas, o material usado foi de terceira categoria e a iluminação que deveria está funcionando plenamente, tem sérios problemas. Até o “nicho” (local onde tem uma imagem do Padre Cícero), que estava com sua iluminação improvisada desde março do ano passado, atualmente permanece as escuras. O local é ponto de reflexão dos devotos do Padre Cícero, que reclamam do total abandono a que foi relegado. Segundo o Padre Joaquim Cláudio, o nicho do Padre Cícero é mantido por uma entidade particular e a igreja não intervém em nada. A Secretária de Turismo e Romarias, Marli Bezerra, afirma que vaia tentar encontrar uma solução, para que o 24 de março deste ano o local esteja bem iluminado.
SERVIÇO MAL FEITO
Durante a reforma na praça do Socorro a construtora responsável retirou a instalação elétrica que era subterrânea e iluminava o nicho, não repondo como devia. No 24 de março de 2013, para que a data não passasse as escuras, uma ligação do tipo “gambiarra” foi feito no local e funcionou até o mês passado. Em contato com a Secretaria de Turismo e Romaria, a secretária Marli Bezerra afirmou que está fazendo os levantamentos para encontrar uma solução urgente, para que seja feito um serviço correto no nicho e toda iluminação da praça seja ligada. “Já mantivemos contatos com o Dr. Raimundo Macedo e ele determinou que fizemos um levantamento dos problemas para solucionar imediatamente”, afirmou Marli Bezerra.
Enquanto não se encontra uma solução imediata para o problema, a onda de assaltos continua na praça do Socorro, as pessoas embriagadas e drogadas fazem ponto na porta da capela onde Padre Cícero foi sepultado em julho de 1934 e ali mesmo fazem suas necessidades fisiológicas. Na praça tem uma cabine da Policia Militar apenas de enfeite e a Guarda Municipal numa mais deu o ar de sua graça no local, segundo os moradores que não sabem mais a quem reclamar. “Isso para nossa cidade é uma vergonha. Aqui é um local que deveria ser bem iluminado e com muita segurança”, diz o comerciante Francisco Oliveira Lima, que, diariamente, antes de ir para o trabalho, passa em frente a capela do Socorro para pedir e bênção ao Padre Cícero.
(Roberto Bulhões)

Últimas notícias