sábado, 25 de janeiro de 2014

Ceará tem 10 casos confirmados de sarampo

O Ceará já tem dez casos confirmados de sarampo, é o que informa a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Conforme o boletim epidemiológico divulgado pelo órgão, já foram notificados 75 casos suspeitos, entre os dias 1º e 24 de janeiro. Todos os pacientes confirmados com a doença são residentes em Fortaleza.
De acordo com a Sesa, os casos confirmados na Capital apresentaram o vírus do sarampo do genótipo D8, um tipo viral que está circulando em vários países, como Inglaterra e Estados Unidos. A transmissão do vírus no País é facilitada pela entrada de estrangeiros, apesar de não ter nenhuma identificação do vínculo entre os casos com viajantes.
As crianças menores de um ano representam 60% dos casos confirmados de sarampo, sendo pacientes não vacinados. Todas as pessoas com a doença são do sexo masculino.
A melhor forma de prevenir a doença é por meio da vacinação. Em Juazeiro do Norte, a doença ainda não detectada nos últimos anos. Mas Secretaria de Saúde do Municípío mantém campanha sistematica e os pais devem procurar os postos de saúde para vacinar nos filhos, principalemnte os bebês de seis a onze meses.
(Com informações do Diário do Nordeste)

Últimas notícias