sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Alerta: algumas pessoas em Juazeiro podem estar com registro de nascimento "frio"

O documento só pode ser retirado nos cartórios
"Você já imaginou chegar no cartório de registro civil para pegar uma segunda via do seu registro de nascimento e receber a resposta que não existe registro em seu nome? É o que está acontecendo com alguns moradores dos Sitios São Gonçalo, Sabiá, Marrocos, dentre outros, que foram, registrados nos anos 70 por intermédio de politicos. Algumas dessas pessoas estão aposentadas, outras moram fora do Ceará e tem gente que até já faleceu. A descoberta foi feita pelos irmãos Tarcísio Silva Saldanha e Maria Vilma da Silva Saldanha, atualmente residindo em São Paulo, que solicitaram a 2ª  via do registro civil no atual Cartório Pariz, antes conhecido como "Cartório Pereira".
Segundo Francisco da Silva Saldanha, só em sua família são sete pessoas que estão com registros "frios". Em nenhum livro do cartório consta que eles foram registrados no ano de 1972. Todos tem o registro feito a época por alguns políticos, que, segundo Francisco Saldanha, foi para tirar o título de eleitor e votar nos candidatos indicados por eles na época. Além do registro inexistente de direito, pratica muito comum nos anos 70 e 80, o caso se enquadra no chamado "estelionato eleitoral". O fato foi encaminhado ao Ministério Publico pelo Cartório Pariz, para que possa apurar as responsabilidades e encontrar uma saída para regularizar a situação das pessoas que estão com registros nessas condições.

O cartótio não te a menor ideia de quantas pessoas estão nessa situação. Segundo a família Silva Saldanha, eles foram registrados na própria localidade onde moravam, Sitio São Gonçalo e receberam o registro na hora para poder tirar o título de eleitor. "Eu lembro que minha irmã teve até a idade aumentada de 17 para 18 anos. Todos nós fomos registrado no mesmo dia, 10 de novembro de 1972, por um candidato a vereador que vivia acompanhado de uma pessoa nos sítios registrando todo mundo", disse Francisco Saldanha, assegurando que foram muitas as pessoas que receberam o registro naquele dia e em outros dias também. Ele afirmou que era muita gente na fila para tirar o registro, a maioria adulto.
Atualmente todos as sete pessoas que foram registrado no papel e estão sem assento no livro do cartório de registro civil de Juazeiro do Norte, residem em São Paulo e Minas Gerais. De férias no Cariri, Francisco Saldanha e seus irmãos  ficarm suspresos quando foram solicitar a 2ª via do registro de nascimento dos seus irmãos Tarcísio e Vilma que estão prestes a se casar em São Paulo. "Acredito que se eu não tivéssemos vindo ao cartório, jamais saberíamos que nossos registros só existem no papel", lamentou Francisco Saldanha, ressaltando que "espero que isso sirva de alerta para muitas pessoas registradas no mesmo período que estão com seus registros irregulares".
(Roberto Bulhões).

Últimas notícias