segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Órgãos públicos fiscalizadores irão atuar de forma conjunta no combate à corrupção.

Órgãos públicos fiscalizadores vão atuar de forma conjunta no combate à corrupção no Ceará. Em reunião realizada nesta segunda-feira, 16 de dezembro, representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria Geral da União (CGU), da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal decidiram formar um grupo de trabalho para integrar ações institucionais.
Cada órgão vai indicar dois membros para compor o grupo de trabalho. "Nosso foco de atuação será o combate a irregularidades na aplicação de recursos públicos federais no estado", esclareceu o procurador-chefe do MPF no estado, Alessander Sales.
Luiz Fernando Menescal de Oliveira, chefe da CGU no Ceará, destacou que os órgãos integrantes do grupo de combate à corrupção já trocam informações regularmente e que para avançar nesse trabalho conjunto é necessário atuar de forma estratégica, como está sendo planejado agora pelas instituições.
Francisco Queiroz, secretário de Controle Externo do TCU, lembrou do êxito de iniciativas semelhantes adotadas em estados como o Rio de Janeiro e Piauí. De acordo com Queiroz, no Rio de Janeiro, a rede órgãos de controle está trabalhando para que os gestores municipais atuem de forma mais transparente e criem serviços de atendimento aos cidadãos.
A primeira reunião do grupo está marcada para fevereiro, quando cada órgão já deverá ter definido os nomes de seus representantes. Na pauta da reunião estará a definição de estratégias para melhor combater em conjunto a corrupção no estado.
(Com informações da Procuradoria da República-CE)

Últimas notícias