terça-feira, 19 de novembro de 2013

Polícia Federal realiza operação de combate à pedofilia em 11 Estados, inclusive o Ceará

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (19), a Operação Glasnost no combate à pedofilia. A investigação foi realizada ao longo de dois anos e identificou quase uma centena de brasileiros, envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Além dos alvos da Operação Glasnost, mais de duzentos suspeitos continuam sob investigação.
Os investigados compartilhavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até de bebês, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, e as enviavam para contatos no Brasil e no exterior.
Entre os suspeitos já foram identificados, até o momento, três pessoas. Um dos investigados que já foram identificados abusava sexualmente da própria filha, de apenas cinco anos de idade, e compartilhava imagens destes abusos na internet, com outros pedófilos ao redor do mundo.
Ao longo dos quase 24 meses de investigações, em todos os casos em que foram identificados abusadores, foram tomadas providências imediatas, a fim de que os abusos fossem prontamente interrompidos.
A equipe de policiais envolvidos com a Operação Glasnost também identificou brasileiros residentes nos EUA. Eles estão sendo investigados com a colaboração do FBI.
Entre os alvos da operação há pessoas de variadas idades e profissões, incluindo um Policial Militar, um oficial da Aeronáutica, alguns professores, bem como um chefe de grupo de escoteiros.
Cerca de 400 policiais federais estão participando da operação, que ocorre nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia e Goiás. No total, foram expedidos pela Justiça Federal cerca de 80 mandados de busca e apreensão, além de 20 medidas de condução coercitiva e pelo menos um mandado de prisão preventiva.
Todo o material coletado durante o cumprimento dos mandados de busca será periciado e analisado a fim de que sejam identificados abusadores e produtores de material pornográfico infanto-juvenil, podendo servir ainda de base para o início de novas investigações.
O resultado final da operação, incluindo o número de pessoas presas em flagrante durante o cumprimento das medidas, deverá ser divulgado ao longo dia.

Será realizada uma coletiva de imprensa hoje (19) às 10h30, no auditório da Superintendência de Polícia Federal em Curitiba, onde serão repassados mais detalhes acerca das investigações.
(DPF)

Últimas notícias