quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PF investiga fraude no saque do Seguro Desemprego

Uma investigação iniciada a partir de denúncias feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) levou a Polícia Federal a desencadear uma operação em São Pualo e Juazeiro do Norte.  A operação denominada de "Remissão" teve por objetivo combater fraudes contra o Programa de Seguro Desemprego. O MTE apurou que diversos agentes credenciados teriam fraudado o sistema de concessão de benefícios, para obter liberação de seguro desemprego ilegalmente.
Cerca de 40 policiais federais cumpriram oito mandados de busca e apreensão, nos municípios de São Paulo, Franco da Rocha, Juquitiba e Caieiras, na região metropolitana de São Paulo e também em Juazeiro do Norte, no Ceará. Ninguém foi preso.
Por meio das investigações, foi verificado que os investigados usaram requerimentos de seguro já pagos e, a partir de uma sequência de alterações nos dados cadastrais, ludibriavam os sistemas de controle, de forma a disponibilizar parcelas adicionais indevidas. Posteriormente, reemitiam essas parcelas em nomes de pessoas, sem o seu conhecimento, e sacavam em agências.
 Informações preliminares do Ministério do Trabalho e Emprego estimam que a fraude pode ter causado prejuízos de mais de R$ 1 milhão. O valor total das fraudes está sob apuração, porém foi identificado que os envolvidos chegavam a sacar R$ 30 mil em um único dia.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, por estelionato, inserção de dados falsos em sistema de informações e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas podem chegar a 10 anos de prisão.
(Com informações da PF)


Últimas notícias