quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Greve das universidades estaduais completa um mês e continua previsão de acordo

Há um mês em greve, cerca de 70 pessoas, entre eles professores, servidores e estudantes da Universidade Estadual do peará (Uece), Universidade Estadual do Cariri (Urca) e Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) ocuparam o plenário principal da Assembleia Legislativa, na da tarde de ontem (27), durante sessão solene em comemoração ao dia do servidor público.
Entoando palavras de ordens, o grupo forçou o encerramento da solenidade. No início da noite foram conduzidos ao hall de entrada do Plenário, onde passaram a madrugada acampados. Eles reivindicam, principalmente, uma audiência com o governador Cid Gomes para que sejam abertas as negociações.
Na pauta das exigências estão os concursos para servidores e professores, o Plano de Cargo, Carreira e Salário para os profissionais, a política de assistência estudantil e a melhora na infraestrutura nas universidades. “Só sairemos se o governador marcar uma audiência. Até agora, ele não se posicionou”, destaca Macário.
Na noite de ontem, uma comissão do grupo foi recebida pelo presidente da casa, Tin Gomes (PHS). O deputado garantiu aos acampados, além de um encontro com o governador, a manutenção da integridade física, a realização de uma audiência pública, o livre trânsito para alimentação, um espaço na TV Assembleia para expor as reivindicações e a ausência do Batalhão de Choque no Plenário.

Por nota, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), informou que as negociações serão retomadas, somente, após o retorno das atividades acadêmicas. Além disso, afirmou que, durante os últimos seis anos, o Governo do Estado triplicou o orçamento destinado às universidades públicas estaduais: Uece, Urca e UVA.
(Com informações do O Povo)

Últimas notícias