quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Urca não aprova nenhum aluno no exame da OAB. No Ceará o índice de aprovação foi de apenas 28%

O Ceará teve índice de aprovação de 28% no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Os dados divulgados são referentes ao X exame da Ordem realizado no primeiro semestre deste ano. A lista traz a porcentagem de aprovação dos alunos de mais de 1.200 universidades, faculdades e centros universitários de todo o país. No Ceará, dos 2.983 inscritos, apenas 835 foram aprovados. O índice fica abaixo da média nacional, de 28,07%, que também é considerada baixa.
A Universidade Regional do Cariri (Urca), a Faculdade de Fortaleza (Fafor) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) não registraram aprovações no exame.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a instituição de ensino que teve maior índice de aprovação no estado. Dos 114 inscritos, 80 foram aprovados na segunda fase, representando 73,39%. Já a faculdade Christus (41,67%) e a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (38,98%) ocupam o segundo e terceiro lugares da lista no Ceará, respectivamente.
De acordo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE), Valdetário Monteiro, o índice está em conformidade com a qualidade do ensino jurídico no país. “Nós precisamos melhorar, e muito, o ensino jurídico. Infelizmente temos um crescimento desenfreado na quantidade de cursos de Direito”, lamenta.
Segundo Monteiro, um levantamento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela que o Brasil é o país que possui maior quantidade de estudantes de Direito. “Há 20 anos tínhamos apenas quatro cursos. Agora temos mais de 20”.
“É preciso capacitar esses mestres para abastecer o mercado. A preparação é essencial para que recuperemos a qualidade do ensino jurídico”, acrescenta.
De acordo com o Conselho Federal, 120.944 candidatos fizeram a primeira fase do exame e 33.954 foram aprovados na segunda fase no Brasil. Pela análise da OAB, a lista não revela surpresa, pois as instituições que mais aprovam são, em sua maioria, as mesmas que tiveram bom desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, divulgada no início de outubro.
A primeira fase do XI Exame da OAB será realizada em dezembro deste ano. Podem se inscrever os estudantes do último ano do curso de graduação em Direito ou do 9º e 10º semestres. “Os alunos podem fazer quantas vezes quiserem. Não tem número de vagas, afinal o candidato concorre com ele próprio”, explica o presidente da OAB/CE. A aprovação garante ao candidato o direito de exercer a profissão de advogado.
(Tribuna do Ceará)

Últimas notícias