segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Médicos cubanos chegam a Fortaleza e são recebidos pelo governador Cid Gomes

Setenta e nove médico cubanos desembarcaram em Fortaleza ontem. Eles se juntarão a mais 13 integrantes do Programa Mais Médicos que já estão na Capital. Pelos próximos 21 dias, os novos profissionais da atenção básica da saúde passarão por uma avaliação. Se considerados aptos, já poderão atender pacientes a partir do dia 16 de setembro.
No voo de ontem, estavam mais 128 médicos cubanos, que se juntarão aos 206 que chegaram no sábado (24) e foram distribuídos entre Recife, Salvador e Distrito Federal. A primeira etapa do Mais Médicos conta ainda com 244 profissionais intercambistas (estrangeiros e brasileiros com diplomas internacionais), totalizando 657.
Os médicos que farão módulo no Ceará estão alojados no 23º Batalhão de Caçadores do Exército e as aulas acontecerão na Escola de Saúde Pública do Ceará. Professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) deverão avaliar as habilidades clínicas e de língua portuguesa dos profissionais. Os médicos foram recebidos no Aeroporto Pinto Martins pelo governador Cid Gomes e  pelo secretário Estratégico e Participativo do MS, Odorico Monteiro.
Os médicos cubanos serão direcionados para 701 municípios que não foram escolhidos por nenhum médico na etapa de chamamento individual. Até o final do anos, 4 mil médicos cubanos deverão chegar no Brasil.
Com Informações do O Povo.

Últimas notícias